Mineração de Dados Educacionais e Metodologias Ativas integrados a um Sistema de Recomendação para prevenção da evasão na Educação a Distância

Published: 01 Jan 2025, Last Modified: 19 Sept 2025Revista Brasileira de Informática na Educ. 2025EveryoneRevisionsBibTeXCC BY-SA 4.0
Abstract: À medida que aumenta a popularidade da Educação a Distância, o alto índice de evasão preocupa os gestores e professores, que buscam meios para identificar as situações passíveis de desistências e motivar os alunos a permanecerem nos estudos. Existem iniciativas para mitigação dessa situação, como a aplicação de técnicas de Mineração de Dados Educacionais e a utilização de Sistemas de Recomendação. Apesar de efetivas em aspectos de identificação de alunos propensos a evadir e na indicação de materiais complementares para a aprendizagem, carecem de mecanismos voltados à motivação discente e à intervenção pedagógica dos professores, já que não apresentam propostas metodológicas para incentivar a aprendizagem dos identificados com risco de evadir, prevenindo essa possibilidade. Esse artigo apresenta um modelo de Sistema de Recomendação que integra a estratégia pedagógica das Metodologias Ativas para mitigar os riscos de reprovação e potencializar a permanência dos alunos identificados através das técnicas de Mineração de Dados Educacionais como propensos a evadir. Nos estudos realizados na literatura, não foram encontradas evidências dessa integração, sendo o desenvolvimento do modelo a principal contribuição científica desse trabalho. Nesse sentido, um protótipo foi desenvolvido e aplicado em uma disciplina para a avaliação de funcionalidade e aceitação. De acordo com o Modelo TAM (Technology Acceptance Model), mais de 90% dos alunos concordaram com a facilidade de uso e 88% concordaram que o modelo pode ser útil no processo de ensino e aprendizagem.
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